7 Dicas para implementar a inovação em empresas.
Por Daniel Martins, do www.carlosjulio.com.br
No início do ano, deparo-me
frequentemente com executivos ansiosos por constituir avanços no campo
da gestão. Muitos procuram aumentar as receitas,
outros buscam modificar a imagem da corporação. Alguns almejam, com
razão, mostrar serviço e justificar seus salários e bônus.
O verbo “inovar” é utilizado com
frequência por esses líderes. Por vezes, a palavra se insere numa
súplica dramática. São comuns frases do tipo:
1- Como inovar sem colocar em risco o
patrimônio e a credibilidade da companhia?
2- Será que o nosso público está
preparado para essa inovação?
3- Se arrisco de cara, posso dar com os
burros n’água. Se me alongo no estudo de viabilidade, a concorrência me
atropela. Que fazer?
É interessante notar que a maior parte
dos executivos associa a inovação a algo marcante, grandioso e até mesmo
revolucionário.
Assim é, de fato, quando uma montadora
de automóveis, por exemplo, passa a produzir um híbrido, que funciona a
gasolina e energia elétrica.
É também o caso de uma construtora que
mobiliza especialistas de diversas áreas para construir condomínios
sustentáveis, que gastam menos água e energia elétrica.
Dessa forma, a empresa estabelece uma diferenciação
no mercado e, muitas vezes, acaba por transformá-lo, ditando
tendências.
Em muitos casos, no entanto, não é
possível empreender uma mudança dessa magnitude, o que frustra
tremendamente as lideranças.
Afinal, nem sempre dispomos de
ferramentas, tempo, recursos financeiros e talentos para realizar essas
transformações.
Porém, é justamente nessas situações
adversas que os melhores executivos podem exibir suas competências.
Costumo dizer que podemos sempre
recorrer ao MPC, ou seja, ao Monte de Pequenas Coisas. Em geral, elas
podem ser feitas rapidamente, sem altos investimentos.
Elas podem não revolucionar o segmento,
mas podem ampliar a zona de conforto da organização. Pequenos sucessos,
somados, tendem a modificar a cultura da companhia, motivando os
colaboradores e cativando os clientes.
Para resumir a ideia, listo sete
dicas para implementar a inovação em empresas levando em
consideração a fórmula do MPC:
1- Mude a cara da sua empresa. No caso
do varejo e do segmento de serviços, instalações são fundamentais. Se
você tem um pet shop, por exemplo, que tal aproximar da entrada
a área de banho e tosa? As pessoas adoram espiar as atividades de
embelezamento dos animais. Por que manter esse formidável atrativo no
fundo da loja?
2- Aprimore o atendimento. Promova
cursos internos. Não se fie em clientes consolidados. Eles mudam com o
tempo e você precisa identificar suas novas demandas. No caso de novos
clientes, mostre disposição de consultor. Não empurre produtos ou
serviços. Se necessário, venda menos, mas fidelize.
3- Atualize a sua linguagem. Preste
atenção especial à nova Classe C. Evite a chamada “dissonância
cognitiva” ao oferecer seu produto ou serviço. Seja mais claro, direto e
transparente. A simplicidade não mata a elegância da comunicação.
4- Troque aquelas cadeiras que arrasam
colunas na Contabilidade e no Atendimento. Construa finalmente o
vestiário para a turma da limpeza. São mudanças pontuais, mas que elevam
a autoestima das equipes, conferem dignidade ao trabalho e melhoram as
relações entre líderes e liderados.
5- Deixe a pose de lado e dialogue com
toda sua turma. Você vai se surpreender com o conhecimento que motoboys,
copeiras e seguranças têm da empresa. Eles podem ajudá-lo a solucionar
problemas crônicos da companhia, especialmente na área das relações
humanas.
6- O Brasil é hoje um dos países que
mais atraem investimentos internacionais. Pesquise, investigue e
prospecte. Um novo sócio ou parceiro pode garantir a ampliação
estratégica e a qualificação do seu negócio.
7- Estimule o grupo de colaboradores a
desenvolver práticas de sustentabilidade. Premie as melhores ideias.
Coloque-as em prática. Fortaleça, assim, o endomarketing. Bons projetos
na área não servem apenas para polir a imagem da organização. Eles
efetivamente podem reduzir custos e beneficiar o planeta.
Vamos tentar? Se tiver dúvidas,
recomendo algumas de minhas palestras para lhe
ajudar. Você tem 2012 para liderar uma revolução ou para empreender
a mudança com base num Monte de Pequenas Coisas.
Basta
escolher.
Afinal, a teoria, na prática, funciona!

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